Entre os anos de 1998 e 2002, o Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima executou o Projeto Nutrição Saudável, em parceria com organizações da sociedade civil e empresas privadas, com o objetivo de oferecer uma refeição diária de valor nutritivo a um público de 30 crianças, além de desenvolver oficinas informativas e de orientação nutricional a todas as famílias das crianças assistidas pelo projeto.

No mesmo período promoveu o Projeto Terceira Idade em Ação, com a finalidade de trabalhar o fortalecimento da autoestima de 25 idosos, com ênfase na integração familiar e comunitária. Foram realizadas ainda ações socioeducativas por meio do Projeto Reforçando a Educação, que oportunizava acompanhamento pedagógico a 50 crianças e adolescentes em contra turno escolar.

De 2004 a 2007, executou diversos projetos de nível de Proteção Social Básica voltados à diversos públicos:

CRIANÇA E ADOLESCENTE:

  • Projeto Reforçando a Educação;

  • Projeto Nutrição Saudável.

 

FAMÍLIA:

  • Projeto Oficinas do Conhecimento e Cidadania;

 

IDOSO:

  • Projeto Terceira Idade em Ação.

Algumas ações e eventos foram realizados com o objetivo de captar recursos para as atividades institucionais com a participação massiva da comunidade local, tais como eventos em datas comemorativas, rifas e bingos beneficentes, contando com o apoio e a parceria de outras instituições e empresas privadas.

Em 2008, com o apoio da fundadora, Maria Anselmo Carvalho Gomes e do presidente daquela gestão, Jander Carlos Laurindo da Costa, foi realizado um novo processo eleitoral. Findo o processo, assume como presidente Raimunda Alves Rodrigues, numa perspectiva de continuidade às atividades desenvolvidas pela entidade desde a data de sua fundação.

Nos anos de 2009 e 2010, o Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima executou os seguintes programas e projetos: Projeto Reforçando a Educação; Projeto Nutrição Saudável; Projeto Espaço de Vida Esporte e Arte-Educação; Projeto Oficinas do Conhecimento e Cidadania; Projeto Força da Mulher; Projeto Terceira Idade em Ação; Projeto Ação Global em Ação; Projeto de Capacitação Profissional Transformando o Futuro – ênfase nas ações de inclusão Digital e Produtiva, Cursos Profissionalizantes em diversas áreas, Empreendedorismo e Economia Solidária.

Em 2011, em decorrência de novo processo eleitoral, a senhora Luiza Silvia de Araújo assume a Presidência da instituição e mantém em sua gestão a continuidade dos projetos e programas ofertados à população, conforme especifica o relatório de atividades daquele ano. Além dos projetos já desenvolvidos anteriormente, novas propostas de oferta de serviços são realizadas, em nível de maior complexidade das ações, como a efetivação do nacionalmente conhecido como Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ou PETI.

No ano de 2012 a instituição já contava com 12 (doze) projetos sociais desenvolvidos em parceria com o Município e Estado. Os projetos eram distribuídos em:

 

PROJETOS DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE:

  • Projeto Espaço de Vida, Esporte e Arte-Educação;

  • Projeto Nutrição Saudável.

 

PROJETOS DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DE INCENTIVO AO PROTAGONISMO JUVENIL E FAMILIAR:

  • Projeto Capacitação Profissional Transformando o Futuro: Empreendedorismo Turístico; Inclusão Digital; Corte e Costura; Imagem Pessoal;

  • Projeto Ação Global em Ação;

  • Programa Projovem Trabalhador;

  • Programa Orçamento Participativo.

 

PROJETOS DE INCENTIVO A EDUCAÇÃO:

  • Projeto Reforçando a Educação

  • Programa Fortaleza Alfabetizada;

  • Oficinas do Conhecimento e Cidadania.

 

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL – MÉDIA COMPLEXIDADE:

  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

 

INCENTIVO A INCLUSÃO PRODUTIVA /ECONOMIA SOLIDÁRIA:

  • Projeto Mostra Criativa Popular

 

Foram realizadas outras ações à comunidade como o Programa Sorriso Solidário em parceria com o SESC-CE, feiras e bingos beneficentes, eventos em datas comemorativas e campanhas educativas.

No ano de 2013, além dos projetos sociais em andamento novas parcerias foram firmadas, inclusive com o desenvolvimento de atividades em outros municípios, como a execução do Programa de Qualificação Profissional e Social do Município de Guaiúba e o Programa BiblioSesc.

Em 2014, outros programas e projetos foram somados aos já desenvolvidos pela instituição, como o Programa Segundo Tempo; Criando Oportunidades; Programa de Qualificação Profissional e Social – QSP – Orçamento Participativo do Município de Fortaleza; Programa de Qualificação Profissional e Social – QSP – Município de Guaiúba; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos de idade; Projeto de Prevenção, Minimização e Avaliação dos Impactos da COPA/FIFA 2014 na Vida de Crianças, Adolescentes e População em situação de rua no Município de Fortaleza /CE.

No ano de 2015, assume como presidente do Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima a senhora Silvia Raquel de Araújo Rodrigues. Com larga experiência em gestão de projetos sociais, o núcleo diretor da instituição persegue com determinação o crescimento organizacional, ampliando cada vez mais o quantitativo de público atendido e intensificando as ações para expansão e diversidade dos projetos, programas e serviços oferecidos.

Desde então, a equipe de profissionais vinculada à instituição cresce em número e em qualificação na prestação de serviços e os resultados alcançados remetem à oferta de serviços em todo o território do Estado do Ceará. A cogestão de projetos com órgãos e secretarias vinculadas ao Governo do Estado e ao Município e o grande número de parcerias com outras organizações e empresas privadas reafirmam a capacidade gerencial da organização ao longo dos vinte anos de sua existência.

Nos últimos dois anos, a instituição vem executando os projetos institucionais Espaço de Vida, Esporte e Arte-Educação e Capacitação Profissional Transformando o Futuro. Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Combate a Fome executou a cogestão de Acolhimento Institucional, o Projeto Cavaleiros do Futuro, o Projeto Convivendo e Fortalecendo Vínculos, o Projeto Por uma Fortaleza sem Trabalho Infantil e o Projeto de Erradicação ao Trabalho Infantil no município de Fortaleza - Campanha de comunicação e mobilização social para enfrentamento das situações de trabalho infantil no município de Fortaleza. Na área de Qualificação Profissional, foi executado o Projeto Criando Oportunidades e o Projeto Garantindo Acessibilidade, desenvolvido em todo o estado do Ceará, em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, assim como o Projeto ABC Serrinha, o Projeto ABC Cajueiro Torto e o Projeto de Disseminação e Fortalecimento da Gestão do SUAS e Assessoramento aos municípios – desenvolvimento do Plano de Apoio Técnico e Educação permanente para os Gestores, Trabalhadores e Conselheiros do SUAS, para aprimoramento da Gestão do SUAS e Controle Social, além do gerenciamento dos Centros de Inclusão Tecnológica e Social – CITS, o Projeto Criança Feliz – Mais Infância no SUAS e o CREAS Regional de Fortaleza. A instituição executou também, nesse período, o Projeto Todos Contra o Mosquito, para combater criadouros do mosquito Aedes Aegypti no município de Maracanaú.

Assim, o Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima reitera seu compromisso com o fortalecimento de sua experiência gerencial em projetos sociais e com o empenho em contribuir para a melhoria das condições de vida do público atendido, visando sempre à inclusão social.

Entre em contato:
(85) 3276-7568 / 98821.7690 

E-mail: cfisnossasenhoradefatima@gmail.com

Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima

Rua Antônio Candeia, 245, Guajeru

Fortaleza, CE - CEP: 60.843-230

© 2015 por CFIS Nossa Senhora de Fátima. É proibido a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desse site.